Delegado Emanoel de Almeida e o Juiz Gustavo Marchini deixam a Comarca de Quedas do Iguaçu

A Comarca de Quedas do Iguaçu se despede, nesta semana, de dois profissionais de grande destaque: o Juiz de Direito Dr. Gustavo Marchini e o Delegado de Polícia Dr. Emanoel de Almeida.

Dr. Gustavo atuava no Fórum de Quedas desde 2023 e teve participação direta na mobilização institucional que enfrentou os altos índices de homicídios e demais ocorrências policiais registradas entre 2023 e 2024. Naquele período, o município chegou a ocupar posição de destaque negativo em rankings nacionais de violência.
Promovido, o magistrado será transferido para o município de Colorado, no Norte do Paraná.

Nos próximos dias deverá dar entrada na Câmara Municipal um Projeto de Lei que concede o Título de Cidadão Honorário ao juiz, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade quedense. A proposta é de autoria do vereador Rodolfo Revers.

Reconhecimento à Segurança Pública

Já o Delegado Dr. Emanoel de Almeida assumiu a Delegacia de Quedas do Iguaçu em um momento delicado para a segurança pública local. Com uma equipe de trabalho estruturada e ações estratégicas, a resposta veio rapidamente: somente no primeiro trimestre de atuação foram mais de 110 prisões, dezenas de inquéritos instaurados e a elucidação de diversos casos de roubos e homicídios, contribuindo para a redução expressiva nos índices de criminalidade.

Em entrevista na época, o Delegado destacou:

“A sensação é de que nossa missão está sendo cumprida. É importante enaltecer a dedicação da nossa equipe, que esteve ao nosso lado diariamente. Houve uma mudança de cultura que desfavoreceu a criminalidade. Onde a polícia está presente, os maus elementos não se estabelecem. Trabalhamos desde a base, reprimindo os pequenos delitos, para evitar que se tornem crimes mais graves. E os resultados estão aí.”

Dr. Emanoel recebeu o Título de Cidadão Honorário em 2024, por iniciativa dos vereadores Eliton Chaves Carpes, Eleandro da Silva, Claudelei Torrente Lima e Claudinei Aparecido Alves Pereira.

Aos 25 anos, natural de Brasília, o Delegado está no cargo há cerca de um ano e meio. Possui experiências anteriores na Delegacia da Criança e do Adolescente (Londrina), Delegacia da Mulher (Curitiba), Tribunal Superior do Trabalho e Anvisa, em Brasília.

Dr. Emanoel deverá assumiu a Delegacia de Furtos Veículos de Cascavel. Ele que está na última fase de provas em um concurso público para Promotor de Justiça no Estado de São Paulo.