Paraná integra novo mapa do Ministério do Turismo com 210 cidades e 15 regiões turísticas

Maioria dos municípios que integram a Cantuquiriguaçu fazem parte da região Lagos e Colinas

Com 15 regiões turísticas cadastradas e reconhecidas, o Paraná possui 210 cidades no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo. Isso quer dizer que 52% dos municípios do Estado estão dentro do radar nacional.

O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. No Brasil, são 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas. Ou seja, o Paraná tem 8% das cidades do estudo.

“Integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo e, assim, estar apto à captação de recursos do governo federal, o que nos auxilia a profissionalizar a gestão turística, além de estruturar e promover os destinos paranaenses”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

 

CADASTRO

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria Federal nº 41/2021. Um deles é possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur, a fim de certificar ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, as administrações públicas devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Ao longo de 2021, a Paraná Turismo, em parceira com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), realizou reuniões presenciais e virtuais com as 15 regiões turísticas para sensibilizar sobre a importância do Mapa do Turismo Brasileiro.

Os municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que passou a ser contínuo. O Mapa anterior se referia ao período de 2019-2021. Agora, após a inclusão, o cadastramento do município tem validade de um ano.

Lagos e Colinas

A Região é margeada pelo rio Iguaçu e conta com inúmeras hidrelétricas. Seus lagos favorecem a prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Possui muitos recantos de lazer em Candói, Foz do Jordão, Rio Bonito do Iguaçu, Quedas do Iguaçu e Porto Barreiro. Na gastronomia, destaca-se a Festa Nacional do Charque em Candói, além de atividades artísticas, feira agropecuária e os Santuários de Nossa Senhora Aparecida e do Senhor Bom Jesus.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

CANTAGALO
CANDÓI
FOZ DO JORDÃO
GUARANIAÇU
GOIOXIM
LARANJEIRAS DO SUL
PORTO BARREIRO
QUEDAS DO IGUAÇU
RIO BONITO DO IGUAÇU
VIRMOND