Por meio de programa da ENGIE Brasil Energia, Portobello e Renault investem no Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu

Valor de R$ 387,7 mil será aplicado para promoção de oficinas e atrações gratuitas para moradores da região paranaense

O Centro de Cultura e Sustentabilidade de Quedas do Iguaçu, no Paraná, ganhou um importante apoio para a promoção das oficinas e atrações gratuitas para a comunidade local. Como parte das ações do programa Parcerias do Bem, da ENGIE Brasil Energia, o Portobello Grupo e a Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault, que é o pilar de responsabilidade social da marca, fizeram aportes via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Junto ao valor investido pela ENGIE Brasil Energia, o aporte soma R$ 387,7 mil.

 

 

 

O Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu foi um dos primeiros a ser implantado pela ENGIE, inaugurado em abril de 2014. Apenas no ano passado, mais de 17 mil pessoas passaram pelo local, com destaque para a participação do público adolescente. Foram realizados diversos projetos culturais, oficinas, espetáculos e eventos que movimentaram a cidade e proporcionaram momentos de lazer, aprendizado e trocas de experiências, além de uma programação especial para comemoração dos 10 anos do centro.

 

 

 

“A implantação de Centros de Cultura e Sustentabilidade em municípios onde encontram-se os ativos da ENGIE Brasil tornou-se uma das principais ações de responsabilidade socioambiental da Companhia, refletindo o compromisso com o desenvolvimento de comunidades das quais fazemos parte”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia, Luciane Pedro.

 

 

 

“A união de esforços permite que iniciativas como essa tenham um alcance ainda maior. O Portobello Grupo já faz parte do Parceiras do Bem em outras ações e ficamos muito gratos em contribuir com mais um projeto tão importante para a promoção da cultura e da educação de crianças e adolescentes”, destaca Coordenadora de Sustentabilidade do Portobello Grupo, Scheila De Souza Orlandi.

 

 

 

“Acreditamos na educação como ferramenta de transformação social. Juntos, vamos ampliar o alcance de ações que promovem a cultura e a educação de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da Renault do Brasil, Graziela Pontes.

 

Os recursos serão aplicados no Plano Anual de Atividades do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, que conta com patrocínio da ENGIE, Portobello e Renault e é uma realização da Associação do Centro de Cultura e Sustentabilidade de Quedas do Iguaçu e Ministério da Cultura.

 

Além de Quedas do Iguaçu (PR), a ENGIE conta com centros de cultura localizados em Alto Bela Vista (SC), Concórdia (SC), Entre Rios do Sul (RS), Minaçu (GO) e Trairi (CE). Outras quatro novas unidades estão em construção e implantação nas cidades de Saudade do Iguaçu (PR), Itá (SC), Umburanas (BA) e Estreito (MA).

 

A iniciativa faz parte do Parcerias do Bem, movimento criado pela ENGIE Brasil Energia em 2021 para promover a responsabilidade social. Os investimentos viabilizados até hoje somam R$ 9 milhões em programas de geração de renda, educação, saúde e cultura.

 

Saiba mais sobre o Parceiras do Bem

https://www.engie.com.br/parceriasdobem/

 

Sobre a ENGIE

 

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 12,5 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

 

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020. Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

 

A ENGIE teve no país, em 2023, um faturamento de R$ 11,7 bilhões, e somava 2.800 colaboradores. A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia, a ENGIE Brasil Energia, cujo ticker é o EGIE3. Além de integrar o Novo Mercado da B3, a Companhia é uma das únicas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a ENGIE Brasil Energia foi incluída no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. A Companhia também recebeu, em maio de 2024, a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.

 Por: Assessoria Engie