Obras da Estrada da Integração poderá virar caso de Polícia

Empresa contratada via licitação pública teria recebido por serviços não executados, numa obra que se encontra em estado de abandono

REPORTAGEM ESPECIAL

Em maio de 2022 o governador Ratinho Junior na presença do prefeito de Quedas do Iguaçu, Elcio Jaime da Luz, no Palácio Iguaçu, anunciava a liberação 1.784.936.14, para aquela que seria a construção da “Estrada da Integração”, que deveria ligar Quedas do Iguaçu a Rio Bonito do Iguaçu.

 

Estrada Rural, era para fazer uma ligação direta entre as cidades, passando pelo maior assentamento da América Latina, formado pelos complexos Celso Furtado, Ireno Alves, Marcos Freire e 10 de maio. 

 

Além dos valores liberados estariam previstos mais R$ 700 mil, via SEAB, para construção de uma ponte sobre o Rio das Cobras, que faz divisa entre os dois municípios.

 

Passado mais de dois anos, os vereadores Claudelei Torrente Lima “Cachorro”, Adilson Poleze e Rodolfo Revers formalizaram numa sessão legislativa realizada há poucos dias a denúncia que as obras da “Estrada da Integração”, estariam em estado de abandono, já algum tempo com as obras paralisadas. Onde o trecho concluído não estaria dentro das especificações ou dentro do projeto original de execuções, previsto em edital de contratação.

 

Os parlamentares demonstraram preocupação pelo fato desta mesma empresa ter vencido o processo licitatório de outras duas obras, orçadas em mais de R$ 10 milhões. Sendo uma para pavimentação asfaltica no perímetro urbano e outra para readequação de estradas rurais, também dentro do Assentamento Celso Furtado.

 

A OBRA ERA PARA SER A MENINA DOS OLHOS DA GESTÃO MUNICIPAL

Ratinho Junior destacou na época que a obra iria beneficiar 2.770 famílias, especialmente os movimentos ligados à agricultura familiar – a Estrada Rural, única via de ligação direta entre as cidades, passa pelo maior assentamento da América Latina, formado pelos complexos Celso Furtado, Ireno Alves e Marcos Freire.

 

“Temos o compromisso de levar a infraestrutura necessária para atender os nossos agricultores, especialmente o pequeno agricultor. É um compromisso do nosso governo. Tanto Quedas do Iguaçu quanto Rio Bonito do Iguaçu estão crescendo e esse investimento vai ajudar no desenvolvimento das cidades e da região como um todo”, afirmou o governador. “Vamos integrar os municípios, melhorando a vida das pessoas”.

 

ERÁRIO PÚBLICO

Segundo informações extraoficiais, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Poleze, teria solicitado do Departamento Jurídico da Casa de Leis, uma analise jurídica com objetivos de tentar impedir que a empresa responsável pelas obras da “Estrada da Integração”, venha realizar novas obras no município, enquanto não concluir o contrato pendente.  

Segundo fontes de informações, o Ministério Público local e o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público (GEPATRIA), que Combate à Improbidade Administrativa da Região de Francisco Beltrão, caso sejam provocados poderão abrir processo investigatório para apurar as responsabilidades das pessoas envolvidas na execução das obras na estrada.

Confira nos vídeos o que dizem os moradores assentados, que margeiam a estrada e membros da atual gestão.