
Câmara de Quedas concede Título de Cidadã Honorária e homenageia participantes do programa Ganhando o Mundo
Sessão solene reuniu autoridades, vereadores, estudantes e a comunidade em um momento de valorização da educação e de reconhecimento ao trabalho prestado ao município
O plenário da Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu ficou lotado na noite de quinta-feira (11) para a Sessão Solene que concedeu o Título de Cidadã Honorária à professora Eleonora Hoffmann e entregou Moções de Aplauso e Reconhecimento Público às diretoras Elizangela Kurek e Andreza Sturmer Krassoski, ao diretor David Fernandes de Oliveira, e a sete estudantes da rede estadual contemplados no programa Ganhando o Mundo. Criado pelo Governo do Estado do Paraná em 2022, o programa é o maior do Brasil voltado à rede pública estadual e oferece a alunos e profissionais da educação a oportunidade de vivenciar um semestre letivo em países de língua inglesa, ampliando horizontes acadêmicos e culturais. As Moções foram indicadas pela Câmara Mirim e aprovadas por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu.
A solenidade foi conduzida pela presidente em exercício, vereadora Carlise Priscila Kazmierczak, que ressaltou a emoção do momento. “É uma noite especial para a Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu. Reconhecemos a professora Eleonora Hoffmann, que dedicou décadas à educação, e também os alunos e diretores selecionados no programa Ganhando o Mundo. Essas homenagens simbolizam o orgulho que sentimos em ver nossa comunidade alcançar conquistas que transformam vidas e inspiram o futuro.”
Título de Cidadã Honorária
A professora Eleonora Hoffmann, ex-vereadora e atual secretária municipal de Educação, foi reconhecida pela trajetória de mais de três décadas dedicadas à escola pública e à vida comunitária. Eleonora mudou-se para Quedas do Iguaçu em 1974 e desde então construiu a vida pessoal e profissional no município. Atuou como professora, diretora de instituições de ensino, vereadora e, atualmente, está à frente da pasta da Educação.
A proposta para concessão do Título de Cidadã Honorária foi apresentada pelos vereadores Carlise Priscila Kazmierczak, Edimir Kozak, Rodolfo Revers e Sandra Harca Becker, sendo aprovada por unanimidade.
Emocionada, a homenageada agradeceu o gesto da Câmara. “Nunca imaginei que um dia receberia esse tipo de homenagem. Até pensei que não merecia, mas hoje sou extremamente feliz e agradecida a todos os vereadores. Eu sempre fui quedense de coração e agora sou de fato e de direito. Como dizia minha mãe, agora sou quedense de papel passado.”
Estudantes homenageados
Sete estudantes da rede estadual de Quedas do Iguaçu receberam a Moção de Aplauso e Reconhecimento Público pela seleção no programa Ganhando o Mundo.
Foram homenageados:
Amanda Kurek Ladurocki – Colégio Estadual Chico Mendes
Ana Clara Macagnan Lima – Colégio Estadual Arnaldo Busato
Elis Carolina Iacena – Colégio Estadual Padre Sigismundo
Isabela Kozak Maciel – Colégio Estadual José de Anchieta
Kamyla Zimmer – Colégio Estadual Cívico-Militar John Kennedy
Natali dos Santos Costa – Colégio Estadual Alto Recreio
Vitória dos Anjos de Oliveira – Colégio Estadual Padre Sigismundo
Reconhecimento unânime
As Moções de Aplauso foram indicadas pela Câmara Mirim e acolhidas pelos vereadores titulares, que aprovaram por unanimidade a entrega das homenagens.
O vereador Edimir Kozak, educador de carreira, reforçou o impacto do momento. “A educação move o mundo e transforma pessoas. Como professor e pedagogo, me sinto honrado em participar desta homenagem à professora Eleonora e aos nossos diretores e estudantes. É uma oportunidade única, que vai enriquecer a vida deles e trazer de volta experiências e conhecimentos para toda a comunidade escolar.”
A vereadora Sandra Harca Becker também destacou a relevância das homenagens. “Valorizar a educação é valorizar a nossa cidade. Os alunos e diretores homenageados são motivo de orgulho, e a professora Eleonora é uma mulher de quem tenho profunda admiração. Ela faz a diferença e merece esse reconhecimento.”
Força da educação
O prefeito Rafael Moura ressaltou a importância da noite. “Foi uma noite de muita emoção para a educação de Quedas do Iguaçu. É um orgulho ver nossos alunos selecionados para o programa Ganhando o Mundo, e também celebrar os diretores e a justa homenagem à professora Eleonora Hoffmann, que tem uma trajetória marcada por dedicação e serviços prestados.”
O diretor David Fernandes de Oliveira falou em nome dos educadores homenageados. “Sou fruto da escola pública e acredito que ela transforma vidas. Sempre vibrei com os meus alunos que conquistaram o sonho de estudar fora, e hoje tive a oportunidade de ser contemplado também. O poder da educação é esse: construir pontes, ligar pessoas e transformar vidas.”
Vale destacar que a Sessão Solene reafirmou o compromisso da Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu em reconhecer quem contribui com o desenvolvimento da comunidade e em valorizar a educação como ferramenta de transformação social.
Por/Iane Cruz