
Colégio CEANC conquista 1º lugar com o projeto sobre a reciclagem do lixo
O projeto foi desenvolvido numa parceria entre o Colégio CEANC, prefeitura municipal e Engie Brasil
O Colégio Estadual Álvaro Natel de Camargo (CEANC), desenvolveu projeto ambiental e ecológico “LIXO NO LIXO, ESPIGÃO NO CAPRICHO”, que teve como objetivo orientar e incentivar a população do município de Espigão Alto do Iguaçu quanto a separação, a reciclagem, a reutilização e a redução de resíduos sólidos e orgânicos, e com isso abranger o maior número possível de pessoas, levando informações sobre as consequências que o descarte incorreto destes materiais causam ao meio ambiente, comprometendo a qualidade de vida e a saúde da população.
O projeto foi coordenado pelas professoras Lediane Eleandra Negoceki Andreiv e Norma Zalevski, e as atividades foram desenvolvidas com estudantes da 3ª Série “A” do Ensino Médio.
As educadoras comentaram que além da parceria com a Engie Brasil (Usina de Salto Osório), o projeto contou com o apoio da prefeitura, secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária.
“Tivemos pessoas capacitadas para auxiliar no decorrer deste projeto. Fizemos visitas técnicas em Usinas de Reciclagem. Contamos com o acompanhamento da Engenheira Ambiental da prefeitura, Tatiane Negoceki, que nos auxiliou sobre o assunto em questão”, disse a educadora Norma.
“Com essas ações acreditamos que a população será mais consciente e conseguiremos promover o bem-estar, melhorando a qualidade de vida das pessoas e por conseguinte o meio ambiente em que vivemos”, conclui Lediane.
No dia 13 de novembro, as alunas Maria Eduarda e Luísa, da 3ª série “A”, apresentaram o projeto com muito orgulho para a equipe avaliadora do concurso, conquistando o primeiro lugar. As alunas frisaram o impacto que o projeto teve em suas vidas, contribuindo com o conhecimento técnico e também com o crescimento pessoal.
“Me sinto muito feliz e orgulhosa de fazer parte deste projeto. Foi muito gratificante e proveitoso, levando conhecimento para a vida toda.” disse a aluna Maria Eduarda. Sua colega Luísa completou “Tenho certeza que esse projeto foi a melhor maneira de encerrar minha caminhada escolar no CEANC.”
O diretor Emerson frisou que é uma grande conquista para o colégio e serve de inspiração para os demais estudantes e população em geral.